Perfis dos Membros da RSSSF Brasil

Adethson Santos Leite Jr. / Alexandre Alves Lima / Alexandro Lima Gomes / Amarildo Azevedo da Silva / André do Nascimento Pereira / André Luiz R. Andrade Silva / Ângelo Cavalcanti Alves de Miranda Neto / Antonio Message Junior / Auriel de Almeida Martins / Carlos Celso Cordeiro / Carlos Molinari Rodrigues Severino / Cláudio Freati / / Daniel Dalence Garcia / Décio Chiciuc Vital / Eduardo Vitor F. de Cacella / Eduardo Horácio Júnior / Felipe Melo Leite /Fernando César Rodrigues da Cruz / Fernando José Almeida da Matta / Gabriel Pereira Guedes / Gerson Rodrigues Magalhães / Guillermo Alexander B. Rivera / Heraldo Elias Nogueira Nunes (Heraldo Moreira) / Herton Fabrício Moura da Silva / Jair Aguiar Luchtenberg / João Alberto Machado / João Batista Lopes da Silva / José Jorge Farah Neto / José Luiz Amorim Ratton Júnior / José Ricardo Caldas e Almeida / Julio Bovi Diogo / Leonardo Ramalho / Lisandro Pavan / Luiz Alberto Salvador de Santana / Manoel Ribas da Costa / Marcelo Leme de Arruda / Marco Sales / Marcos César Cadore / Marcos Coelho de Souza do Nascimento / Marcos Galves Moreira / Marcos Lacerda Queiroz / Mauro Prais / Natanael Duarte Neto / Nyelder de Sousa / Paulo Roberto Vasconcelos de Azeredo / Paulo Torres da Fonseca / Raul Otávio de Souza Pons / Ricardo Costa do Amaral / Ricardo de Freitas Fernandes Pontes / Ricardo Wagner Brito / Rodrigo Teixeira Paiva / Santiago Reis da Cruz / Silvio Aparecido Ferrari / Stéfano Salles Teixeira / Teófilo Narciso Benarrós de Mesquita / Venício Stasun / Volmir Décio Dall Bello


Guillermo Alexander B. Rivera

Nascimento: Goiânia (GO), 13/10/1978
Residência: Bogotá - Colômbia
Ocupação: Servidor público federal
e-mail: charles_inters@yahoo.com
Membro da RSSSF Brasil desde: Junho de 2000
Times para os quais torço: SC Internacional (Rio Grande do Sul). Também simpatizo com Vila Nova (Goiás) e Liverpool (Inglaterra; vivi em Londres).
Times para os quais nunca torço: Grêmio, Goiás, Juventude, times do Eixo RJ-SP, e uma série de clubes britânicos (Man Utd, Everton, Arsenal, Rangers, Newcastle, Leeds, etc).

Marcelo Leme de Arruda

Nascimento: São Paulo (SP), 18/03/1973
Residência: São Paulo (SP)
Ocupação: Estatístico (bacharel em 1995 e mestre em 2000
; doutorado iniciado em 2007)
e-mail:
mlarruda@terra.com.br e mlarruda@ime.usp.br
Web pages: http://www.chancedegol.com.br
Membro da RSSSF desde Setembro de 1998.
Membro da RSSSF Brasil desde Junho de 2000.
Time para o qual torço: São Paulo F.C. e Seleção Brasileira
Times para os quais nunca torço: Corinthians, Palmeiras e Vasco (esses três eu sempre torço contra), Barcelona, Milan, Flamengo e Boca Juniors (esses quatro eu quase sempre torço contra, mas com menos intensidade).
Histórico: Sou aficcionado por tabulação de dados futebolísticos desde que me conheço por gente. Meu primeiro hobby nesse sentido (remontando a 1981, 1982) foi colecionar volantes de Loteria Esportiva e listar detalhadamente os nomes de times que neles apareciam. Com as várias publicações especiais que surgiram por ocasião da Copa de 1982, esse hobby tomou corpo e impulso a ponto de, hoje em dia, eu possuir uma "coleção" de nomes de mais de 10.000 times de futebol do mundo inteiro. Na Copa de 1986, o jornal Folha de São Paulo criou um Índice Folha (baseado em chutes a gol, faltas cometidas, escanteios conquistados, etc...), que era utilizado para "justificar" o favoritismo dessa ou daquela Seleção. Na mesma época, a revista Placar publicou um encarte sobre a Loteria Esportiva contendo algumas fórmulas probabilísticas para avaliação das chances de se fazer os 13 pontos. Três anos depois, na última rodada do Campeonato Brasileiro de 1989, a Folha de São Paulo publicou uma tabela com as chances percentuais (e as respectivas explicações matemáticas) de cada equipe chegar à final. Essa reportagem, juntamente com as lembranças de 1986, me fez despertar uma curiosidade que acabou sendo decisiva para eu optar por me graduar em Estatística e que desembocou em minha tese de mestrado e na teoria por trás do meu site Ch@nce de Gol. Ah, eu também adoro criar rankings, tabelas e fórmulas de disputa de campeonatos.

Ricardo de Freitas Fernandes Pontes

Nascimento: São Paulo (SP), 27/12/1971
Residência: São Paulo (SP), apesar de já ter morado no Rio de Janeiro, BA e EUA
Ocupação: Engenheiro Químico, atualmente mestrando na EPUSP
e-mail:
rffp@terra.com.br , rffp@yahoo.com e rffp@lscp.pqi.ep.usp.br
Web pages:
http://lscp.pqi.ep.usp.br/me_rpontes.html
Membro da RSSSF desde Março de 1998.
Membro da RSSSF Brasil desde Junho de 2000.
Time para o qual torço: Flamengo e Nacional
Times para os quais nunca torço: Vasco (só torci quando esses caras tinham que ganhar do São Paulo para o Mengo se classificar em 1992 no Brasileirão) e seleção da Argentina, tenho antipatia por Grêmio (uma asa negra), Juventus-IT e Fluminense

Fernando José Almeida da Matta

Nascimento: Rio de Janeiro (RJ), 03/11/1975
Residência: Rio de Janeiro (RJ)
Ocupação: Estudante de Estatística na UFRJ e Webmaster do Site Oficial do CR Vasco da Gama
e-mail:
matta@unisys.com.br
Web pages:
http://www.crvasco.com.br (Site Oficial do CR Vasco da Gama)
Membro da RSSSF Brasil desde Junho de 2000.
Time para o qual torço: Vasco da Gama

Santiago Reis da Cruz

Nascimento: Porto Alegre, RS (23.08.1975)
Residência: Rio de Janeiro, RJ
Ocupação: Estudante de Publicidade e Cinema na UFF
web site:
www.clubes.web.com
Membro da RSSSF desde: Bem, acho que foi lá pelo final de 1997
Membro da RSSSF Brasil desde Junho de 2000.
Time pelo qual torço: Grêmio, campeão do Mundo de 1983
Times com os quais eu simpatizo: o Lajeadense!!, River Plate e Peñarol.
Times que eu quero que percam sempre: Internacional e Corinthians
Outros times que não tem jeito: Vasco, Sao Paulo, Palmeiras e qualquer
clube inglês.

Daniel Dalence Garcia

Nascimento: 26/06/1985, La Paz - Bolívia
Residência: Salvador
Ocupação: estudante
e-mail: ddgarcia@terra.com.br
Membro da RSSSF Brasil desde Abril de 2001.
Times para os quais torço: Fluminense[no Brasil], Juventus, Manchester United, Borussia Dortmund, Ajax, Benfica, Auxerre, Deportivo La Coruña e Galatasaray[no exterior]
Times para os quais não torço: Flamengo, Vasco da Gama, Milan e Porto.
Histórico: Comecei a colecionar clubes de futebol em 1994, pegando de revistas nacionais e internacionais, até em 2000 entrar na internet e conhecer atalhos na comunicação do meio futebolístico, conheço cerca de 1.500 times no Brasil, 20.000 em todo o mundo de mais de 220 países diferentes, arquivo os principais campeonatos nacionais e internacionais principalmente o futebol baiano profissional e amador.

Gerson Rodrigues Magalhães

Nascimento: 17/08/1972 no Rio de Janeiro
Cidade onde mora: Rio de Janeiro e Cabo Frio
Profissão: Engenheiro de Sistemas
E-mail: gerson@futebolnacional.com.br
web pages:http://www.futebolnacional.com.br
Membro da RSSSF Brasil desde Dezembro de 2002.
Times para o qual torço: Flamengo/RJ
Tenho interesse em organizar estatísticamente os resultados de todas competições estaduais e nacionais oficiais já disputadas. Inclusive já criei um programa para gerenciar todas essas informações (Infobol). O mais complicado realmente é recuperar os resultados, alguns raríssimos. Também coleciono escudos de clubes.

Julio Bovi Diogo

Nascimento: Santos (SP), 13/12/1961
Residência: Santos, Brazil
Ocupação: Físico
e-mail: juliodiogo@atribuna.com.br
Web page(s): Nenhuma
Membro da RSSSF desde 1996
Membro da RSSSF Brasil desde Junho de 2000.
Time para o qual torço: São Paulo Futebol Clube

Mauro Prais

Nascimento: 14/3/1957, no Rio de Janeiro, RJ
Residência: Tempe, Arizona, EUA. No Arizona desde 1985.
Ocupação: Engenheiro Eletrico
Estado Civil: Divorciado e cheio de mulher (no bom sentido), com uma filha de 4 anos.
e-mail: mauro.prais@ieee.org
Web pages: www.spaceports.com/~mprais/vasco/index.html ,
www.spaceports.com/~mprais/futrio/index.html
e
www.spaceports.com/~mprais/futbr/index.html
Membro da RSSSF Brasil desde Junho de 2000.
Time para o qual torço: Vasco
Times para os quais sempre torço contra: Aqueles cujas derrotas beneficiem o Vasco.
Histórico: Comecei a frequentar estádios por volta de 1963, levado pelo meu pai. Estimo que até 1985, ano em que emigrei para os EUA, devo ter assistido in loco (e mucho loco) :-) a umas 1500 partidas, a maioria delas no Maracanã e São Januário. Desde pequeno guardo revistas e recortes. Tenho uma modesta coleção de Revistas do Esporte (década de 60) e Placar (1970 em diante), alem de outras de curta duração como Grandes Clubes Brasileiros. Em 1993 comecei a acompanhar o grupo de discussão da rec.sports.soccer e Esquina das Listas da Unicamp. Desta ultima surgiu o primeiro site do futebol brasileiro, o Brasil Terra do Futebol, criado por Claudio Ruggieri e colaboradores em 1994, apos a Copa. No inicio de 1995 o Claudio teve que se afastar e me ofereceu o site, que eu relutantemente ;-) aceitei. Na mesma época, criei um site para o futebol carioca e outro para o Vasco. Meu site do Vasco foi o primeiro na Web de clube carioca e segundo de clube brasileiro. Por falta de tempo, tenho me concentrado ultimamente apenas neste ultimo, fazendo apenas o mínimo necessário para manter os outros dois.

Paulo Roberto Vasconcelos de Azeredo

Nascimento: Campos-RJ - (24/05/1964)
Residência: Campos (11) Niterói (14) Brasília (8) Niterói (3-atual)
Ocupação: Arquiteto (trabalhando na profissão)
Estado Civil: Casado há 10 anos, 1 filho de 5 anos.
Hobby: músicas, coleções, futebol (jogar) e estatísticas de futebol.
e-mail:
azeredo@volume.com.br
Membro da RSSSF Brasil desde Junho de 2000.
Time para o qual torço: Fluminense. Também torço pelo Americano (Campos) e tenho simpatia por alguns tricolores pelo Brasil. Recentemente criei antipatia pelo Sport e Juventude (será porque??!!??..)
Times que não dá pra torcer (só em raríssima exceção): Flamengo e ultimamente o Vasco que se encheu de prepotência. Por sinal, alguns times e/ou jogadores que se acham “deuses” não dá pra engolir.
Histórico: Em 1975, passei a acompanhar o futebol por influência de meu irmão e cunhado. Em 78-79 adquiri as primeiras revistas PLACAR. Em 1980 iniciei realmente as anotações de campeonatos estaduais e brasileiros. Em 1990, consegui juntar todas as minhas informações com alguns critérios. Em 1993, praticamente completei a coleção de PLACAR. Desde 1997, tenho procurado lançar as estatísticas no computador, em função das poucas horas que posso me dedicar.

Luiz Alberto Salvador de Santana

Nascimento: Salvador (BA), 12/06/1957
Residência: Salvador (BA)
Ocupação: Analista de Sistema no CPD-UFBA.
e-mail:
salvador@ufba.br
Membro da RSSSF Brasil desde Junho de 2000.
Time para o qual torço: Vitória, Flamengo e Milan (Mais Alguns Rubronegros).
Time para os quais nunca torço: Bahia e Vasco

Antonio Message Junior

Nascimento: São Joaquim da Barra-SP (proximo a Rib.Preto-SP), 18/04/1960
Residência: Ribeirão Preto-SP
Local de Trabalho: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP; Depto de Genética e Matemática Aplicada a Biologia; Setor de Genética e Melhoramento Animal e Computação
Função: Técnico em Informática
e-mails:
amessage@genbov.fmrp.usp.br (principal) e amessage@rgm.fmrp.usp.br
Membro da RSSSF Brasil desde Junho de 2000.
Times para os quais torço: BOTAFOGO (Rib. Preto), SÃO PAULO (Campeão no domingo e atrás da Copa do Brasil)

Paulo Torres da Fonseca

Nascimento: Belo Horizonte (MG), 02/10/1978
Residência: Belo Horizonte (MG)
Ocupação: estudante de Engenharia Elétrica
e-mail:
paulotf@uai.com.br
Membro da RSSSF desde Fevereiro de 2000
Membro da RSSSF Brasil desde Junho de 2000
Meu time: Atlético Mineiro
Outros times para os quais torço:
Villa Nova-MG, Milan, Fluminense, América - MG
Times para os quais nunca torço: Cruzeiro, Flamengo, Vasco, Manchester United

Marcos Lacerda Queiroz

Nascimento: Florianópolis/SC, 23/04/1969
Residência: Florianópolis/SC (ainda moro aqui, graças a Deus)
Ocupação: Dentista
e-mails:
mlq@intergate.com.br ou mlqueiroz@bol.com.br
Membro da RSSSF Brasil desde Junho de 2000.
Time para o qual torço: Avaí
Time para o qual nunca torço: Figueirense (a não ser que o resultado interesse ao Avaí)

Eduardo Horácio Júnior

Nascimento: 24/04/1979
residência: Goiânia (GO)
ocupação: Jornalista
e-mail:
dudu@jornalista.net
Membro da RSSSF Brasil desde Junho de 2000.
Time para o qual torço: Goiás Esporte Clube
Time para o qual nunca torço: nenhum
histórico: acompanho futebol desde 1986 e junto estatísticas do futebol goiano (principalmente), brasileiro e internacional de 1988 para cá.

Rodrigo Teixeira Paiva

Nascimento: 31-12-1977, no Recife (PE)
Ocupação: bacharel em direito e estudante da Escola de Magistratura Trabalhista do TRT 6ª Região.
e-mail:
rtpaiva@elogica.com.br
Membro da RSSSF Brasil desde Junho de 2000.
Time para o qual torço: Sport Club do Recife
Time para o qual não torço: todos os outros

Heraldo Elias Nogueira Nunes

("nome de guerra", no Rádio e TV - Heraldo Moreira)
Nascimento: 04/03/1964, em São Luís do Maranhão
Residência: Rua do Jornalismo, 13 - quadra 13 - COHAFUMA - CEP 65078280 - São Luís/MA
Ocupação: Advogado, Professor Universitário e Jornalista Esportivo (Rádio e TV Mirante de São Luís e correspondente da Rádio Globo RJ)
e-mail particular:
heraldom@terra.com.br
Membro da RSSSF Brasil desde Junho de 2000.
Times para os quais torce e para os quais nunca torce: Torço pela Seleção Brasileira, Vasco da Gama, Sampaio Corrêa e qualquer time que jogue contra o Flamengo :))
histórico (sobre estatísticas, hobby..): Acompanho todas as competições das quais participam os clubes do Maranhão.

Natanael Duarte Neto

Nascimento: São Luís (MA), 23/11/1968
Residência: Fortaleza, Ceará.
Ocupação: advogado
e-mail:
futma@zaz.com.br
Web pages: http://www.terravista.pt/AguaAlto/6398/index.htm
e http://www.terravista.pt/AguaAlto/6704/index.html
Membro da RSSSF Brasil desde Julho de 2000.
Times para os quais torço: Moto Clube (Maranhão) e Botafogo (Rio).
Times para os quais não torço: Sampaio Corrêa e Flamengo (Rio).

José Ricardo Caldas e Almeida

Nascimento: Nazaré (BA), 28/03/1957
Residência: Brasília (DF)
Ocupação: Bancário, funcionário do Banco do Brasil (aposentado).
e-mail:
josericardo.almeida@terra.com.br
Membro da RSSSF Brasil desde Agosto de 2000.
Times para os quais torço: Botafogo (RJ).
Times para os quais não torço: Flamengo (RJ), Corinthians (SP) e qualquer um argentino ou uruguaio.
histórico: Sempre gostei de ler e pesquisar a história do futebol brasileiro. Quando ainda era garoto, tinha acesso a Revista do Esporte. Depois que esta parou de circular, passei a comprar Placar (tenho a coleção completa). Com o passar do tempo fui adquirindo outras revistas antigas, tais como, Esporte Ilustrado e Manchete Esportiva, e muitos livros, podendo dizer que tenho uma razoável biblioteca futebolística. Com a chegada, primeiro do microcomputador, e depois da Internet, as informações cresceram como uma bola de neve. Editei por 8 anos (no momento, está desativado) o Jornal do Futebol, de distribuição para mais de 100 amigos esapalhados pelo Brasil, Argentina e Espanha e, sem falsa modéstia, sempre recebi muitos elogios. Gosto muito de colaborar com as pesquisas dos amigos e espero sempre que a recíproca seja muito verdadeira. Acho que este deve ser o princípio básico de uma entidade formada por pessoas que tem as pesquisas como "hobby".

João Batista Lopes da Silva

Nascimento: 25/12/1976
Residência: Porto Alegre (RS)
Ocupação: Programador de Sistemas.
e-mails:
joao@develop.com.br, jhoneslopes@ig.com.br e jlopes@atlas.unisinos.br
Website:
http://www.futebolgaucho2003.hpg.ig.com.br/index.html
Membro da RSSSF Brasil desde Outubro de 2000.
Times para os quais torço: Grêmio (time de coração), São José - POA, Lageado - POA, São Paulo (Rio Grande), Passo Fundo (Passo Fundo)
Times para os quais não torço: Não que eu torça contra, pois se o Inter não fosse o Gigante que é não existiria o meu Grêmio. Não simpatizo com: Inter, Flamengo, Corinthians.
Histórico: Comecei acompanhando a Copa do Mundo de 1986, até ali eu detestava futebol, nesta época comecei a anotar nomes de times de futebol do Brasil. Em 1987, comecei a me encantar com o Gauchão, sempre que eu chegava da escola, era apresentado um programa com os gols da rodada, comecei a pensar em anotar jogo por jogo, goleador por goleador. Meu pai é agricultor e usa jornais para empapelar caixas de frutas, na época eu então com 10 anos, vasculhava jornal por jornal a parte esportiva para tirar as fichas de cada jogo. Confesso hoje que a minha letra era horrivel, por isso a cada ano eu passava a limpo tudo que havia copiado. Ainda em 1987, ganhei do meu pai minha primeira revista Placar, não tenho o número dela agora, mas é a que trazia notícias sobre a 1ª rodada do returno da Copa União. Fiquei maravilhado com todos aqueles escudos do módulo amarelo que vieram encartados com a tabela do returno, dali para frente nunca mais parei de comprar, apesar de hoje a revista estar muito chata pois não são mais publicados os escudinhos, tabelas de campeonatos e o maravilhoso tabelão que fez da Placar a melhor revista esportiva do Brasil. Hoje frequento Sebos e lojas de antiguidade para adquirir Edições de Placar. Em 1997, quando comecei a trabalhar com informática, surgiu a Internet para me ajudar em pesquisas que a jornais de outras cidades e estados. De 1987 até hoje tenho anotados todos os jogos da 1ª, 2ª e 3ª divisões gaúchas, Copas do Estado, Torneios Seletivos, alguns Amistosos, além de copiar posteriormente na Federação Gaúcha de Futebol todos os Campeonatos de 1978 até 1987. Tenho ainda sem ter passado a limpo, páginas de esportivas de jornais do final da década de 80 e início da década de 90. Minhas fontes de pesquisa foram e são: Rádio Gaúcha (Porto Alegre), Rádio Guaíba (Porto Alegre), Rádio Bandeirantes (Porto Alegre), Rádio Pampa (Porto Alegre), - Meu companheiro inseparável é o rádio em qualquer lugar que eu esteja - Jornal Zero Hora (Porto Alegre), Jornal Correio do Povo (Porto Alegre), Jornal do Comércio (Porto Alegre), Jornal O Globo, Jornal O Estado de São Paulo, Jornal Folha de São Paulo, Revista Placar, Revista Gol - RS, Revista da Federação Gaúcha de Futebol. Também tenho anotados jogos do campeonato Brasileiro embora este não seja uma de minhas preferências, pois nem sempre são feitas fórmulas sérias para os campeonatos.

Fernando César Rodrigues da Cruz

Nascimento: Belo Horizonte, em 20/01/1979
Residência: Belo Horizonte
Ocupação: Editor de Conteúdo do Sebrae-Sim Core Information, universitário da Puc BH, curso de Geografia (formatura em julho/2002)
e-mail: fernandocesar.afs@bol.com.br
Membro da RSSSF Brasil desde Novembro de 2000.
Times para o qual torço: Atlético Mineiro e Fluminense/RJ
Times pelo qual tenho simpatia: Ponte Preta/SP, Newcastle/ING, Borússia Dortmund/ALE
Times antipáticos: Flamengo/RJ, Corinthians/SP e Manchester/ING
Time que odeio: Cruzeiro (eterno freguês)
Histórico: Atleticano desde criança, acompanho a trajetória deste time amado e querido por 80% de Minas Gerais. Fui sócio da Sociedade de Colecionadores de Informação e Estatística no futebol (SOCOBOL), de Florianópolis, que se extinguiu. Atualmente estou fazendo uma pesquisa para levantar dados de todos os jogos do Atlético desde 1908 até os dias de hoje. Este trabalho está previsto para ser finalizado em fevereiro de 2001.

João Alberto Machado

Nascimento: Cataguases (MG), 1942
Residência: Juiz de Fora (MG), há 25 anos
e-mail:
jam@terra.com.br
Membro da RSSSF desde: Dezembro de 2000.
Time para o qual torço: Club de Regatas Vasco da Gama, Seleção Brasileira e qualquer adversário do Flamengo
Time para o qual não torço e nunca torci, nem mesmo quando o resultado possa favorecer o Vasco: Flamengo.
Características pessoais: Vascaíno da velha guarda, saudosista confesso e incorrigível, com pavor do E........ M.......... (não escrevo o nome dele) e totalmente contrário a torcidas organizadas.
Pesquisas a que me dedico com maior destaque: Jogos do Vasco da Gama, em todas as categorias, no período de 1942 a 1956, Jogos e gols do Ademir Menezes (somente no período de profissionalismo - não valem os gols feitos em peladas, fraldinhas, infantís, juvenís, master e veteranos, a exemplo do que é comum hoje em dia - vide levantamentos dos gols de Zico e Romário).
Outras informações: Possuo um razoável arquivo pessoal, com boa quantidade de recortes de jornais, originais e cópias xerox do "Esporte Ilustrado" (com + ou - 600 números), "Manchete Esportiva", (+ ou - 150 números), "Revista do Esporte" (+ ou - 100 números), aproximadamente uns 50 livros sobre futebol e outras revistas com números avulsos. Tenho o máximo prazer em ceder informações dos meus arquivos para quem se interessar e não tenho qualquer interesse comercial nas minhas pesquisas. O faço apenas por "hobby".

Carlos Molinari Rodrigues Severino

Nascimento: 11 de setembro de 1979 - Rio de Janeiro
Residência: Brasília, DF
Ocupação: Jornalista esportivo do Tribuna do Brasil e Editor de Texto da TV Brasil
e-mail: carlosmrs@hotmail.com ou molinari@ebc.gov.br
Membro da RSSSF Brasil desde Fevereiro de 2001.
Time para o qual torço: Bangu Atlético Clube (RJ)
Time para o qual não torço: Americano Futebol Clube (RJ)
Histórico: Tenho dois livros publicados sobre futebol, o primeiro é "A História das Copas", lançado em 1998. E o segundo é "Nós é que somos banguenses", que conta minuciosamente toda a história do Bangu, de 1904 até 2004. Na RSSSF coloquei vários arquivos sobre torneios no Rio de Janeiro, como Torneio Início, Municipal, Extra. Aliás, os times do Rio são minha especialidade. Mas, agora, morando em Brasília, estou correndo atrás dos resultados do Campeonato Metropolitano também.

Amarildo Azevedo da Silva

Nascimento: 20/08/1967, Amazonas
Residência: Rua São José, 15 - Bairro: Educandos - Manaus - Amazonas - 69070-300,
tel: 0--92 6241505, fax: 0--92 6296345,
Ocupação: cronista esportivo
e-mail: aamarildo@hotmail.com
Membro da RSSSF Brasil desde Maio de 2001.
Time para o qual torço: C.R. Flamengo
Histórico:
Pesquisa futebol: desde 1974
Cronista esportivo: desde 1992
Trabalho na imprensa desde: 1991
Faço estágio na Rádio Rio Mar no Departamento de Jornalismo/esportivo. Emissora de grande tradição, com 46 anos de existência.
Sonhos: Trabalhar em um grande veículo de comunicação brasileiro, trabalhar em Copas do Mundo, conhecer o mundo através de minha profissão com o futebol

Eduardo Vitor F. de Cacella

Nascimento: 16/01/1971, Rio de Janeiro
Residência: Rio de Janeiro
Ocupação: merchandiser
e-mail: ecacella@terra.com.br
web page: www.soccerlogos.cjb.net
Membro da RSSSF desde: Agosto de 2001.
Time para o qual torço: Botafogo (RJ)
Time para o qual não torço (torço contra): Flamengo
Histórico: Desde os 15 anos comecei com este hobby que hoje devido ao site Soccer Logos se tornou algo quase profissional, uma paixão que me leva muitas horas de procura na internet,compra de livros e trocas de emails e cartas com o mundo todo, hoje possuo um arquivo de dados enorme sobre os clubes e suas ligas do mundo todo e do Brasil.

Ricardo Wagner Brito

Nascimento: Fortaleza, 04/11/1975
Residência: Fortaleza
Ocupação: estudante de informática
e-mail: ricardowflu@zipmail.com.br
Membro da RSSSF desde: Agosto de 2001.
Time para o qual torço: Fluminense
Time para o qual não torço (torço contra): Flamengo, Vasco e Botafogo
Histórico:
Comecei montando tabelas para campeonatos de botão. Com o tempo passei a montar tabelas de campeonatos mais importantes como Brasileiros e Copa do Mundo. Atualmente tenho um vasto banco de dados sobre futebol de maneira geral e sobre o Fluminense (brevemente devo terminar minha página sobre o tricolor).
Sou particularmente aficcionado por rankings e pretendo reunir todos os resultados de torneios oficiais no Brasil e montar um ranking completo com as equipes brasileiras.

André do Nascimento Pereira

Nascimento: São Paulo (SP), 14/12/1971
Residência: São Paulo (SP)
Ocupação: jornalista (embora não a exerça momentaneamente), formado pela PUC-SP (1992)
e-mail: andrenpereira@uol.com.br ou andrenpereira@hotmail.com (prefira o e-mail do UOL pois o Hotmail faz restrição ao tamanho de mensagens e arquivos anexos.)
Web page: http://www.guaruonline.com.br/andre.htm
Membro da RSSSF desde: Agosto de 2001.
Time para o qual torço: São Paulo Futebol Clube
Time para o qual não torço (torço contra):
Parece uma tremenda bobagem mas não consigo torcer pelo Corinthians, Palmeiras, Vasco da Gama, Fluminense e Grêmio. Peço desculpas para torcedores dessas equipes, mas a rivalidade saudável deve ser cultivada.
Histórico:
Como jornalista, sei da lacuna existente na seção de esportes em muitos veículos de comunicação. O Brasil é um país que nunca se importou muito com a história de seus atletas, equipes e seleções, mesmo quando vitoriosas. O que falar, então, de estatísticas, coisa muito recente em nosso país? Assim, busco informações que a princípio me ajude a elaborar um arquivo pessoal sobre as Copas do Mundo e o São Paulo Futebol Clube. Com o passar do tempo e o adiantamento (ou finalização) dessas pesquisas partirei para novos desafios, que agora serão repartidos com todos do RSSSF Brasil e RSSSF Internacional.

Marcos Galves Moreira

Nascimento: 03/07/1958, São Paulo
Residência: Sorocaba (SP)
Ocupação: Engenheiro de Alimentos/Representante Comercial
e-mail: nmoreira@uol.com.br e mgalvesmoreira@uol.com.br
Membro da RSSSF desde: Setembro de 2001.
Time para o qual torço: Santos F.C. e E.C. São Bento
Time para o qual nunca torço: Corinthians e Seleção da Argentina
Histórico: O meu primeiro contato com o mundo futebolista remonta ao ano de 1964 quando assisti oela primeira vez um jogo de futebol em Sorocaba. O jogo era entre o São Bento e Palmeiras e a única coisa que recordo é que o goleiro do Palmeiras era o Picasso. O interesse pela pesquisa veio mais recentemente ( a cerca de uns 5 anos) quando comecei a colecionar revistas antigas sobre futebol. A minha especialidade é o futebol paulista, notadamente voltada às divisões de acesso. Também me interesso por tudo aquilo que diz respeito a preservação da memória esportiva.

Volmir Décio Dall Bello

Nascimento: 1965
Residência:
Rua Rui Barbosa, 293/201, 99800-000, Marcelino Ramos (RS), Fone 0xx54 372-1668, Cel.: 99741712
Ocupação:
Sou Engenheiro Agrônomo, formado há aprox. 13 anos na UFPel (Universidade Federal de Pelotas) e atuo na área esse mesmo tempo como Autônomo. Além da atividade profissional mantenho negócios na cidade (Comércio - Ramo de calçados, onde minha esposa atua).
Estado Civil: casado, 1 filho
e-mail:
voldalbel@st.com.br
Membro da RSSSF desde: Novembro de 2001.
Time para o qual torço: Grêmio FBPA
Histórico:
Gosto de estatística de futebol e acompanho resultados (os possíveis), desde 14-15 anos (sempre atento a um radinho de pilha com ondas médias e curtas), sendo que de futebol mesmo, até onde me lembro estava sempre junto c/ meu pai, ouvindo e torcendo pelo time do coração nas jornadas esportivas da tarde e outras até altas horas da noite (Torcendo pelo Grêmio FBPA é claro, desde que usava fraldas até os tempos de hoje).

Herton Fabrício Moura da Silva

Nascimento: 21/10/1983 em Natal/RN
Residência: Parnamirim/RN
Profissão: Estudante
e-mail: herton_hacker@yahoo.com.br
Membro da RSSSF desde: Abril de 2002.
Times para o qual torce:
ABC e Corinthians/SP
Times para os quais torce contra: América/RN, Palmeiras, Flamengo,Vasco e Grêmio
Histórico: Meu sonho era fazer parte da RSSSF e agora eu consegui. Sou fanático por futebol desde os 10 anos acompanho tudo sobre futebol. Adoro o futebol brasileiro. Fico triste por causa da bagunça que impera no futebol brasileiro. Mas mesmo com tudo isso o futebol do Brasil é melhor do Mundo.

Lisandro Pavan

Nascimento: 15/12/1973, Florianópolis-SC
Residência: Joinville-SC
Profissão: militar
e-mail: lisandropavan@hotmail.com
Web pages: www.futebolbarrigaverde.hpg.com.br (em construção!)
Membro da RSSSF desde: Agosto de 2002.
Times para os quais torce: Figueirense(SC), Vasco da Gama(RJ) e Palmeiras (SP). Torço também pelos demais clubes de Santa Catarina em competições interstaduais e nacionais (inclusive o Avaí), desde que o resultado não afete o Figueirense.
Times para os quais não torce (torce contra): Flamengo(RJ) e Corinthians(SP). Também torço contra os clubes argentinos e seleções Argentina e Peru (por causa da Copa de 78).
Histórico: na infância adquiri gosto por montar tabelas de futebol e organizava competições de futebol de botão, desde então torcedor do Vasco, influência (boa) paterna. Por morar na grande Florianópolis, torcia para o Figueirense. Quando fui morar em São Paulo, passei a torcer também pelo Palmeiras e torcer contra o Corinthians. Após um certo crescimento do futebol catarinense nos ultimos anos (Copa do Brasil em 1991, Série C em 1998, Vice da Série B em 2001 e 5º lugar na Copa Sul-Minas em 2002) passei a pesquisar exclusivamente sobre o futebol catarinense

Silvio Aparecido Ferrari

Nascimento: São Paulo (SP), 09/08/1965
Residência: São Paulo (SP)
Ocupação: Ferramenteiro
e-mail: siapfe@terra.com.br
Membro da RSSSF Brasil desde: Agosto de 2002
Time para o qual torço: Palmeiras
Times para os quais nunca torço: Corinthians e Manchester United
Histórico: Sou um colecionador aficionado por escudos de clubes do mundo todo. O inicio do meu hobby preferido, foi através da revista Placar, que coleciono desde 1977, e pela qual descobri as estatísticas, que hoje sou apaixonado. Hoje sou um garimpeiro desse tipo de informação, que se interessa por estatísticas de campeonatos do mundo todo; eu coleciono as Revistas Don Balon e Guerin Sportivo, além de edições do inicio dos campeonatos de todos os países da Europa..

Leonardo Queiroz Ramalho

Nascimento: Carangola (MG)
Cidade onde mora: Vitória (ES)
Profissão: Jornalista
E-mail: leonardo.ramalho@vitoriafc.com.br
Membro da RSSSF Brasil desde: Novembro de 2002
Time(s) para o(s) qual(is) torce: Flamengo
Time(s) para o(s) qual(is) não torce (torce contra): Nenhum
Breve histórico (como entusiasta e pesquisador de futebol): Apaixonado por futebol desde pequeno, procuro sempre estar procurando novas informações sobre o futebol nacional quanto do futebol Internacional. Sempro vou a livrarias para procurar novas fontes de informações e de atualizações. Nasci em 1979, sempre me envolvi com o futebol. Quando pequeno já disputava meus campeonatos nas escolas pelas quais estudei e agora, depois de formado, procuro sempre
estar pesquisando sobre o futebol.

Marco Paulo Bastos Souto Vieira Sales

Nascimento: 22/07/1988
Cidade: Porto Velho (RO)
Profissão: atleta e estudante
E-mail: marcosales1234@globo.com
Web page: http://mundyal.vilabol.uol.com.br
Membro da RSSSF Brasil desde: Dezembro de 2002
Time para que torce: São Paulo F.C. e simpatizo pelo Fluminense F.C. (RJ)
Time para que não torce: Corinthians, Flamengo e times do sul do Brasil
Tenho cerca de uns 6 ou 7 anos pesquisando sobre a história do futebol rondoniense tudo arquivado em 5 cadernos que tenho.

Cláudio Freati

Nascimento: 08/12/1973, Barbacena (MG)
Residência: Belo Horizonte
Ocupação: engenheiro
e-mail: claudiofreati@yahoo.com.br
Membro da RSSSF desde: Abril de 2012.
Time para o qual torço: Para todos os clubes mineiros, um pouco mais para o Atlético e um pouco menos para o Cruzeiro, torço para a Inter di Milano (meu saudoso nonno) e para o Torino (já morei lá).
Time para o qual não torço (torço contra): Flamengo (por causa do José Roberto Wright), Juventus di Torino.
Histórico: Sou fanático por futebol, principalmente antigo e em preto e branco, da época romântica com invasões de campo, juiz escolhido no barranco entre os torcedores, partidas que não terminam nunca na memória. Tenho várias fontes de pesquisa principalmente de MG.