Linhares Esporte Clube

HISTÓRIA DO CLUBE

O Linhares Esporte Clube foi fundado em 15 de março de 1991, como resultado de uma tentativa de fusão dos dois times da cidade de Linhares: Industrial Esporte Clube e o América Futebol Clube.

Dirigentes do Industrial, com o intuito de projetar o time da cidade no cenário estadual e até nacional, se uniram aos do América surgindo o Linhares Esporte Clube. Na ocasião, a fusão não passou das quatro linhas.

Em 1993, o a equipe conquistou um feito inédito, o de Campeão Capixaba de Futebol. Aí surgiu a necessidade de unir os patrimônios dos dois clubes, o que não deu certo, pois os dirigentes do América não aceitaram.

Assim então o Industrial foi extinto e passou a ser chamado de Linhares Esporte Clube.

Em 1994, o time conseguiu outro feito inédito, ficando em 3º lugar na Copa do Brasil, na frente de muitos times de nome internacional, como o Palmeiras. Ficou atrás apenas do Grêmio e do Ceará.

Em 1995, o Linhares sagrou-se, novamente, Campeão Capixaba de Futebol.

Em 1997, o Linhares conquistou o seu terceiro título estadual.

Neste ano de 1998, o Linhares conquistou um feito inédito para um clube do interior do estado do Espírito Santo, o Bicampeonato estadual.

Tudo isso e ainda uma campanha de destaque na Série C do Campeonato Brasileiro, em apenas 8 anos de existência. Neste pequeno espaço de tempo foram revelados jogadores como Hiran (goleiro menos vazado do Campeonato Brasileiro de 96) e Zé Afonso (Campeão Brasileiro pelo Grêmio, em 1996).

Também nestes 8 anos o Linhares tem mantido a melhor média de público e renda do Campeonato Capixaba, inclusive superando diversos clubes juntos.

TÍTULOS E CAMPEONATOS

1991: Terceiro colocado no Campeonato Capixaba

1992: Terceiro colocado no Campeonato Capixaba

1993: Campeão Capixaba

1994: Semifinalista da Copa do Brasil

1995: Campeão Capixaba (segundo título estadual)

1996: Vice-Campeão Capixaba

1997: Campeão Capixaba (terceiro título estadual)

1998: Bi-Campeão Capixaba

HINO

Esquadrão Azul

Sou torcedor de um time campeão
Vou com o Linhares porque é do meu coração
Na terra, no céu, ou no mar
Em busca da vitória com o Linhares chego lá.

Sou torcedor de um time campeão
Vou com o Linhares porque é do meu coração
Na terra, no céu, ou no mar
Em busca da vitória com o Linhares chego lá.

Esquadrão Azul, bravo guerreiro
Faz mais um gol e confirma a sua glória
Da multidão que ri, da multidão que chora
Linhares eôôô eôôô traz a vitória.

autor: Brás ( Banda Lilás )

ÍDOLOS

Hiran, goleiro ágil e com boa elasticidade, além de possuir uma boa estatura (1,99m), mas de temperamento forte e comportamento de Bad Boy. É um ótimo cobrador de faltas, tendo marcado vários gols pelo time de aspirantes do Guarani de Campinas. Começou sua carreira profissional em 92, como goleiro do Linhares, onde foi Campeão Capixaba em 93 e semi finalista da Copa do Brasil 94.Seu desempenho na copa do Brasil e no Campeonato Capixaba de 1994 chamara a atenção de Beto Zini, presidente do Guarani, que o contratou. Hiran ganhou mais destaque quando marcou um gol de cabeça pelo Guarani num jogo contra o Palmeiras no finalzinho do segundo tempo.

Ele acabou de comprar o seu próprio passe junto ao Guarani e se transferiu para o Atlético Mineiro, e acabou de encerrar a carreira na Ponte Preta.

China, Lateral direito, vigoroso, vibrante e que joga com muita raça. É um jogador experiente, tendo atuado, entre outros times, Grêmio (RS), Botafogo (SP), Portuguesa (SP), Coritiba (PR), Inter de Limeira (SP), Rio Branco (ES), Desportiva (ES), São Bento (SP) e União São João (SP).

Entre outros títulos ele é Campeão da Taça Comebol 93 pelo Botafogo, Campeão Capixaba 83 e 85 pelo Rio Branco, 92 pela Desportiva e 95, 97 pelo Linhares.

Zé Afonso, Centroavante, alto (1.93m), bom tanto nas jogadas aéreas como com a bola no pé. Já jogou em equipes como Rio Pardo (ES), Comercial (ES), Rio Branco - VN (ES), Cruzeiro (MG), Rio Branco (SP). Ele foi vice campeão capixaba e artilheiro da competição em 95 pelo Rio Branco - VN (ES) e em 96 pelo Linhares. Depois se transferiu para o Grêmio, onde se sagrou Campeão Brasileiro 96 sendo vice artilheiro do time com 7 gols (mesmo estando contundido em boa parte do campeonato), atrás somente de Paulo Nunes.

Arildo Borges, Ponta esquerda que possui um bom toque de bola e que dribla sempre pra frente. É exímio cobrador de faltas. Foi um dos principais destaques do Linhares na conquista de 93. Jogador experiente, já atuou pelo Rio Branco (ES), Nova Venécia (ES), Muniz Freire (ES), América (MG) e Anapolina (GO). Foi campeão capixaba em 91 pelo Muniz Freire e em 93 pelo Linhares.

TORCIDAS ORGANIZADAS

Nestes 8 anos de existência, o Linhares tem mantido a melhor média de público e renda do Campeonato Capixaba, inclusive superando diversos clubes juntos.

E as grandes responsáveis por essa vitória fora de campo são a Mancha Azul e a Raposões da Fiel, as torcidas organizadas do Linhares. A Mancha Azul, que foi fundada junto com o Linhares. acompanhou o clube em vários lugares do Brasil. Ela já marcou presença em Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Itabira (MG), Rio de Janeiro (RJ), Teixeira de Freitas (BA) e Volta Redonda (RJ).

PRESIDENTES DO CLUBE

1991

Ademilson Nunes Loureiro

1992

José Viguini

1993

José Armando Maciel

1994

Cirilo Pandini

1995

Titi Conti

1996 - 1997

Ademilson Nunes Loureiro

1998 - 1999

Edson Ferreira de Paula *

1999

Cirilo Pandini **

* Primeiro Presidente eleito do Linhares Esporte Clube.

** Assumiu o cargo após o afastamento do presidente eleito que alegou problemas particulares


About this document

Prepared and maintained by Leonardo Ramalho for the Rec.Sport.Soccer Statistics Foundation and RSSSF Brazil

Author: Leonardo Ramalho (leonardo.ramalho@vitoriafc.com.br)
Last updated: 26 Oct 2003

(C) Copyright Leonardo Ramalho, RSSSF and RSSSF Brazil 2003
You are free to copy this document in whole or part provided that proper acknowledgement is given to the author. All rights reserved.